Manifesto das mulheres: Chega de retrocesso! Fora Bolsonaro!

Nós, mulheres dos partidos políticos Rede, Cidadania, PV, PSB e PDT estamos engajadas no movimento Janelas Pela Democracia – Impeachment Já, pois temos certeza de que esse governo não representa os anseios da população brasileira diante do caos que estamos vivendo em relação à saúde. Não só por isso, Bolsonaro e seus asseclas têm massacrado o povo brasileiro desde o primeiro dia de governo quando implementa reformas cruéis contra as trabalhadoras e os trabalhadores, quando corta verbas de programas sociais importantes levando o povo já sofrido à miséria total, quando não respeita a pluralidade e diversidade do povo de nosso país. Vivemos momentos extremamente difíceis no nosso país e no mundo, com a pandemia da Covid19 e as medidas de isolamento social convivemos com um presente e um futuro assolador e quem mais sofre são as pessoas mais vulnerabilizadas. É o caso das mulheres chefes de família, trabalhadoras formais ou autônomas e muitas das quais acabaram por ficar em isolamento com seus agressores.

O governo que hoje lidera o país tem mostrado na prática todo o seu desprezo pelas mulheres fomentando políticas que ajudam a acirrar ainda mais o preconceito de gênero e as diferenças sociais e econômicas entre homens e mulheres. Sempre em contraponto com a democracia, durante esse pouco mais de um ano, fez um enorme desmonte de políticas públicas para mulheres e fez chacota no que diz respeito à crescente violência que passamos de norte a Sul do Brasil. Nós mulheres somos alvos constantes de ataques nos nossos direitos e dignidade, inclusive tendo que ouvir de um cotado para o Ministério da Saúde que o problema da democracia é que nós somos autorizadas a votar! Bolsonaro que tem se mostrado corrupto, xenófobo, homofóbico, misógino e inoperante diante da terrível crise que passamos. Que não respeita a dor do povo na tragédia do coronavírus, que é aliado de milicianos, que favorece a destruição de nossas florestas, que defende o armamento, que aparelha o estado para construir fortalezas de defesa a seus familiares não tem condições de continuar governando o Brasil!

Não podemos mais tolerar que o presidente do Brasil trabalhe contra os brasileiros e contra a vida! Pela Democracia, para que o governo brasileiro se volte aos menos favorecidos, para que possamos nos livrar das maldades e falta de respeito conosco e com toda a sociedade, para que as pessoas se sintam respeitadas e dignas é que estamos unidas pelo impeachment de Bolsonaro. Fora presidente e leve todo seu ódio para longe de nós!

Órgãos de Representatividade Nacional das Mulheres da Rede, Cidadania, PV, PSB e PDT

#ImpeachmentJá